quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Gangsters Indonesia: "Os crimes de guerra são decididos pelos vencedores. E nós ganhamos. E o que fizemos não é crime "

Fiquei várias vezes em estado de choque a ver este filme. Obrigado Luís e obrigado Daily Show por me darem a conhecer este fantástico trabalho de cinema mas acimda de tudo, de história.

The Act of Killing! está agora nos cinemas, é apresentado em forma de documentário e retrata uma sub-espécie quase humana - os gangsters indonésios, responsáveis pela "exterminação" de 1 a 2 Milhões de pessoas entre 1965 e 1966.

Ver que todo aquele regime está assente na mentira, no abuso do poder, na corrupção e no medo chocou-me muito mais do que aquilo que imaginava...

O ser humano é um bicho muito estranho, capaz de tudo... tudo! 




É impossível não associar este filme ao massacre de Santa Cruz, que me marcou bastante, na altura um miúdo com 14 anos. E leva-me a questionar, quantos países existem com ditadores que tudo permitem para que o seu regime se mantenha? Onde os seres humanos são obrigados a entrar na guerra, no "Kill or be Killed".

Aterrador ver todos os exercícios de graxismo que existe dentro deste tipo de sociedade e saber que os valores ocidentais, que tanto prezamos, logo ficam esquecidos se os montantes de dinheiro envolvidos são tentadores.
Ajuda a perceber porque os asiáticos são muito competitivos a nível de produção. "competitivos", aquela palavra bonita com que nos enganam para esconder a verdadeira - escravidão!

"Os crimes de guerra são decididos pelos vencedores. E nós ganhamos. E o que fizemos não é crime." - The Act of Killing!, 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário